Por que você deveria atender somente online?

Quando eu ainda trabalhava em RH, durante o último ano de faculdade, eu oferecia serviços de coaching executivo e comecei a atender esses clientes de forma online.

Lembro que uma das minhas primeiras clientes foi uma pessoa que eu conhecia, que me seguia nas redes sociais e que morava nos EUA. Acabamos fechando um processo de coaching a distância, a conexão foi super bacana e então percebi que o online funciona mesmo.

Quando eu decidi sair do RH e seguir carreira empreendendo na clínica, eu já tinha decidido focar no atendimento online, pois percebi que dessa forma, eu não dependeria apenas de clientes da minha própria cidade.

Eu não sei onde você mora atualmente, mas caso você resida em uma cidade pequena ou de interior, é possível que você sinta que não tem muito espaço para mais uma psicóloga. O bacana do online é justamente você expandir suas possibilidades e poder ajudar pessoas de qualquer região.

O que acontece é que naquela época, final de 2018, ainda existia um preconceito grande com o atendimento online. Eu lembro de ouvir de uma professora em uma das aulas que esse tipo de atendimento nem sequer “funcionava”.

Eu me negava a acreditar nisso e acreditava que o futuro da clínica iria demandar muito mais o online – mal imaginava que meses depois, viveríamos um momento mundial onde a única opção de atendimento era essa..

Foi assim que o meu quarto de hóspedes se transformou no meu consultório e o meu Instagram virou o meu cartão de visitas e o lugar onde eu pude ajudar as pessoas e compartilhar conteúdos acessíveis sobre saúde mental.

Eu queria ser realizada profissionalmente, mas sem perder a qualidade de vida e tinha o sonho de construir uma família – que como bem sabemos, são tarefas que demandam tempo. Com a oportunidade de atender somente online, acreditei que essa era a melhor opção para conseguir realizar esses sonhos. E deu certo.

Por isso, separei alguns motivos para você considerar e começar a atender somente online.

Flexibilidade de tempo

Com a correria do dia a dia, é difícil encontrar tempo para enfrentar muitos deslocamentos. Principalmente se você mora em uma cidade grande como São Paulo.

Atendendo online você tem mais flexibilidade de tempo para você e para os pacientes. Já que você pode utilizar o que você gastaria no transporte para atender mais pessoas, investir em estudos, criação de conteúdo ou outras tarefas que você considera ser importante na sua rotina.

Liberdade geográfica

Já pensou em atender pessoas de outros países? Ter contato com pessoas de várias regiões do Brasil? Com o atendimento online você pode atender de onde quiser e aceitar pacientes de qualquer lugar do mundo.

A sua agenda se torna mais flexível já que você só precisa de um cômodo reservado e os equipamentos que podem facilmente irem para qualquer lugar junto com você.

Redução de gastos

Ter um consultório presencial aumenta e muito as despesas que você vai ter, como por exemplo: aluguel, contas básicas de luz, água e internet. Além dos gastos para manutenção e recepção dos pacientes.

Por outro lado, no atendimento online você precisa investir em um bom equipamento, como computador, tablet ou celular. Uma boa conexão de internet e uma cadeira confortável.

A curto prazo e longo prazo, o investimento de um consultório online é muito menor e a melhor opção para quem é recém-formada e quer logo começar a atender, como foi o meu caso.

O que você precisa para atender online

É importante se atentar que para realizar atendimento online com ética e segurança, você precisa providenciar os seguintes itens:

Cadastro no E-Psi

O E-Psi é uma plataforma do CFP, responsável por credenciar os profissionais que atendem online. É necessário preencher um formulário para solicitar a autorização de atendimento online.

Você vai precisar justificar sua decisão e especificar os equipamentos que irá usar, os tipos de atendimento que irá fazer e os modelos de contrato que vai utilizar.

Aplicativo criptografado para vídeo chamada

A segurança de dados é muito importante para o sigilo no atendimento online. Atualmente quase todos os aplicativos são criptografados, o que significa que a criptografia permite o sigilo das informações, já que ela codifica a mensagem durante a chamada de vídeo, fazendo com que somente você e o seu paciente sejam os receptores.

Internet de alta velocidade

Chamadas de vídeo consomem bastante internet. Então para evitar queda de conexão, atraso na transmissão, congelamento de imagem e outros imprevistos, é importante investir em boas conexões de internet.

Procure por empresas que oferecem a opção de conexão por fibra ótica.

Câmera, fone e microfone de qualidade

Invista em uma boa câmera, pois além de transmitir profissionalismo, gera credibilidade e permite que seu paciente visualize você de forma clara. Para isso, é importante buscar por uma boa iluminação no ambiente.
Já os demais equipamentos, garantem que o seu áudio chegue de forma limpa para os seus clientes, e te permite compreender melhor o que seu cliente está dizendo. Além de abafar ruídos externos que podem distrair.

Vínculo terapêutico

Atender online não prejudica o vínculo com o seu paciente, já que o nosso trabalho é baseado em técnica e a psicoterapia deve ser pautada na teoria que você escolheu.

Ainda assim, o online exige algumas habilidades e cuidados a mais para estabelecer um bom vínculo terapêutico como, por exemplo, enviar uma  mensagem cordial antes do link da sessão.

O que você acha sobre atendimento online? Comenta aqui embaixo.