Se você tem negligenciado seu sono e alimentação e ainda tem assumido o controle de situações que não são suas, pare! Esses são alguns dos hábitos que prejudicam a saúde mental.

O que são hábitos?

No dicionário podemos encontrar a palavra hábito sendo definida como “ação que se repete com frequência e regularidade” ou “Prática repetida que se torna conhecimento ou experiência”. Dessa forma, podemos entender que hábitos são ações e atividades que fazemos repetidamente todos os dias. 

Escovar os dentes, por exemplo, é um hábito que adquirimos logo que aprendemos a segurar objetos sozinhos quando crianças. Nossos pais nos ensinam que isso deve ser feito no mínimo 3x todos os dias para que possamos ter uma boa saúde bucal. 

E quando estamos aprendendo a colocar um novo hábito em prática, os primeiros dias nem sempre são fáceis. Isso porque, desenvolver algo novo é um momento de aprendizado e que aos poucos nosso cérebro vai adquirindo a habilidade de colocar aquilo em ação. Nesses momentos é necessário ter controle sobre os pensamentos sabotadores para que eles não interfiram na execução do hábito. 

Sendo assim, quando você inclui algo na sua rotina (sendo saudável ou não) e faz constantemente, isso acaba se tornando um hábito, um costume e prática diária. E é justamente esse ponto que vamos abordar aqui. 

Hábitos que prejudicam a saúde mental

Talvez você se pergunte “Nossa, mas existem mesmo hábitos que podem prejudicar a saúde mental?” e a resposta é SIM! Da mesma forma que seu cérebro aprende a realizar hábitos saudáveis e que trazem benefícios para sua saúde mental e física, ele também pode aprender hábitos daninhos que vão impactar diretamente: 

  • A forma como você se sente 
  • A forma como você pensa 
  • A forma como você se comporta 
  • A forma como você se relaciona com outras pessoas

Logo se impacta tudo isso, a saúde mental como um todo está sendo prejudicada. Por isso, separamos 4 hábitos maléficos que podem estar na sua rotina impactando diretamente sua saúde mental. Veja abaixo: 

1. Assumir o controle de situações que te não pertencem 

Possivelmente você já passou por situações que estavam totalmente fora da sua responsabilidade, mas mesmo assim quis assumi-las para ajudar de alguma forma. Contudo, até que ponto fazer isso constantemente é algo saudável? 

Existem situações que não necessariamente precisamos se envolver e resolver. Algumas coisas vão depender de fatores externos, de outras pessoas e a virada de chave aqui é compreender e ter consciência do que está no seu controle. 

Há 3 coisas que estão totalmente sob o seu controle: 

  • Suas ações
  • Suas palavras
  • Seus pensamentos

Quando você foca nisso, o hábito de assumir e controlar responsabilidades que estão fora do seu alcance vai diminuindo e isso traz melhoras para o seu bem-estar diário.

2. Dizer sim para tudo e todos  

Quem nunca disse sim em uma situação querendo dizer não? Muito provável que isso tenha acontecido com muita gente pelo menos uma vez. 

É normal querer se dispor para ajudar em situações, ir em lugares e conhecer pessoas novas. Mas, ter o hábito de fazer isso sem considerar o que você quer e se sente confortável em fazer é um sinal de alerta. 

Quando decidimos abrir mão de nós para fazer somente o que é externo e tem a ver com outro, isso prejudica nossa autoestima e autoconfiança. 

Não anule o não para você, para dizer sim ao outro. 

3. Se comparar constantemente com outras pessoas

A comparação é um hábito muito comum, principalmente, em pessoas que possuem baixa autoestima. Quando você se compara com alguém ou até mesmo com alguma situação específica, você deixa de considerar:

  • Aquilo que você é 
  • Suas conquistas 
  • Suas habilidades 

O outro acaba sempre sendo melhor em tudo e você deixa de olhar para si mesmo.

4. Negligenciar o sono e alimentação

Pode parecer clichê falar sobre isso, mas o óbvio também precisa ser reforçado. O nosso sono e alimentação são fatores essenciais para a manutenção da nossa saúde mental. 

Isso porque, a nossa saúde mental também é influenciada pela saúde física. Se uma não vai bem a outra irá ser influenciada também. Logo, isso pode virar uma bola de neve e afetar negativamente a rotina do dia a dia. 

Quando negligenciamos o sono e alimentação, estamos dando brechas para: 

  • Falta de disposição
  • Falta de concentração 
  • Cansaço fora do normal
 

E se você identificou alguma dessas coisas na sua rotina, está na hora de mudar isso adicionando hábitos saudáveis no seu dia a dia. 

Lembre-se que os hábitos são ações que fazemos repetidamente todos os dias, o que você vai mudar por aí? Reflita e se precisar busque ajuda profissional.  

Fonte: https://www.dicio.com.br/habito/