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Como fazer conteúdo humanizado sendo psicóloga

O poder de conectar-se com as pessoas é inegável em um conteúdo humanizado. As pessoas buscam soluções para suas necessidades e problemas, querem sentir suas emoções e criar relacionamentos baseados em confiança e afeto. E é exatamente isso que seu conteúdo é capaz de fornecer antes mesmo que o paciente chegue no seu consultório. 

O marketing de conteúdo é baseado em pessoas. Feito por e para seres humanos, cada um com sua individualidade, gostos, interesses, dúvidas, necessidades, emoções, sentimentos, crenças e afetos. Por essa razão, a produção de conteúdo humanizado deve ser uma prioridade para psicólogas que querem captar pacientes pelas redes sociais.

Neste artigo, você vai entender o que é o conteúdo humanizado e aprender como criá-lo sem tornar sua produção mecânica para as pessoas. Siga acompanhando para descobrir como fazer isso!

O que é um conteúdo humanizado?

Você sabe que a relação humana é fundamental na prática da psicologia. Mas você já pensou em como essa relação pode ser aplicada no seu conteúdo de marketing digital?

O conteúdo humanizado tem como objetivo criar uma conexão emocional com a persona, ou seja, o público-alvo da sua marca. Afinal, as pessoas não querem apenas consumir produtos ou serviços, elas querem se sentir compreendidas, atendidas em suas necessidades e desejos.

Ao adotar uma abordagem de experiência humana, você coloca o ser humano no centro das suas estratégias, buscando entender suas necessidades, desejos e desejos. Assim, o seu conteúdo deixa de ser apenas mais uma publicação na internet, e se torna um canal de diálogo e relacionamento com a sua audiência.

Produzir conteúdo humanizado não significa focar apenas no volume de publicações ou na velocidade de produção. É preciso conversar com as pessoas, entender o que elas precisam saber e entregar algo de valor para suas vidas. Dessa forma, você cria uma conexão de confiança e estabelece um relacionamento duradouro com seu público.

A importância da humanização do conteúdo para psicólogos e estudantes de psicologia

Quando se trata de produzir conteúdo na internet, é importante ter em mente que as pessoas não querem perder tempo com textos transferidos e genéricos. É necessário que o conteúdo compre sua função de resolver dúvidas, ensinar sobre algum assunto ou simplesmente entreter o leitor. E quando o conteúdo consegue essa conexão com o público, o marketing se fortalece e os consumidores criam confiança na marca.

Para psicólogos e estudantes de psicologia, a humanização do conteúdo é ainda mais importante. Afinal, ao lidar com questões sensíveis e complexas, é fundamental que haja empatia e sensibilidade na forma como essas informações são compartilhadas. Além disso, é importante lembrar que a psicologia é uma área que está em constante evolução e mudança, por isso é necessário estar sempre atualizado e oferecer conteúdo de qualidade.

Uma pesquisa da Salesforce mostra que 73% dos consumidores esperam que as marcas entendam suas necessidades e expectativas, mas apenas 51% acreditam que as marcas realmente conseguem fazer isso. Isso mostra que há uma lacuna entre expectativa e realidade, e que é necessário investir em conteúdo humanizado para fortalecer o relacionamento com o público. Para psicólogos e estudantes de psicologia, essa conexão é ainda mais importante, pois pode ajudar a criar um ambiente de confiança e acolhimento para os pacientes e clientes.

6 dicas para implementar o conteúdo humanizado

Conheça sua persona

Entender a persona é fundamental para criar conteúdos humanizados na área da psicologia. A persona é a representação do seu cliente ideal e para criá-la, você pode se basear nos seus pacientes ou nos pacientes que você gostaria de atender.

Ter esses dados é importante para que você não crie publicações apenas da sua cabeça. Quanto mais você conhecer a sua persona, mais você conseguirá humanizar o seu conteúdo.

Tenha empatia

Produzir conteúdos humanizados na área da psicologia exige sensibilidade e empatia. Por meio dela, é possível compreender o mundo sob a perspectiva do outro e se conectar com as suas emoções.

Nesse sentido, é importante questionar-se: o que a sua persona está sentindo? Por que está sentindo isso? O que precisa saber? Como resolver suas dores de forma mais eficiente? Como melhorar a qualidade de vida dessas pessoas? Desse modo, tais questionamentos ajudam a tornar o conteúdo mais sensível às dores da persona.

Desenvolva storytelling

Contar histórias é uma técnica poderosa para conectar-se com as emoções das pessoas, e isso também é válido para o campo da psicologia. Desde a infância, somos apresentados a histórias que nos ajudam a entender o mundo e a nós mesmos. No entanto, no dia a dia, é comum que a rotina e as responsabilidades nos afastem desse universo.

Mas, no marketing, a técnica do storytelling é amplamente utilizada para engajar as pessoas e despertar sua atenção. Quando se trata de produção de conteúdo em psicologia, as histórias podem ser uma ferramenta valiosa para abordar temas delicados e complexos de uma forma mais acessível e empática.

Um exemplo disso pode ser a história de um paciente que superou um transtorno de ansiedade com ajuda psicológica, ou a jornada de um psicólogo que escolheu essa profissão por ter vivenciado experiências pessoais que o fez querer ajudar as pessoas.

É possível usar o storytelling para tornar a psicologia mais acessível e trazer à tona os valores que estão por trás dessa profissão.

Utilize uma linguagem acessível

A comunicação interpessoal é fundamental e vai além do conteúdo da mensagem. Gestos, expressões faciais, tom de voz e volume são aspectos que também transmitem informações. Na produção de texto, é essencial traduzir a linguagem técnica para uma linguagem acessível, utilizando exemplos práticos do dia a dia.

Para humanizar o conteúdo, é importante considerar essas nuances na linguagem da sua marca pessoal. É necessário definir um estilo de comunicação que faça com que as pessoas se identifiquem e se sintam à vontade, como se conversando com um amigo. A linguagem deve ser acessível e agradável, transmitindo os valores e a personalidade da marca pessoal de forma clara e eficiente.

Não fale apenas dos seus serviços

As pessoas que seguem você não estão interessadas apenas em seus produtos, ofertas e promoções, embora esses aspectos sejam importantes. Elas querem se conectar com você, que vai além das vendas.

Você pode utilizar conteúdos humanizados para educar, informar ou entreter seu público. Você pode combinar publicações comerciais com conteúdos que falam sobre o seu universo, seguindo a regra do princípio 80/20:

  • 20% dos conteúdos devem ser focados em produtos, ofertas e promoções;
  • 80% dos conteúdos devem tratar de temas relacionados ao seu nicho, como dicas, orientações, dados de pesquisas, entre outros.

No entanto, é importante lembrar que esses percentuais não são rígidos e devem ser adaptados à sua realidade e do mercado. A aplicação do princípio 80/20 ajuda a equilibrar os conteúdos de forma orientada.

Converse com as pessoas

Conversar é uma das formas mais básicas de interação humana. Por isso, se você deseja humanizar seu conteúdo, comece conversando com as pessoas. Ao dar espaço para elas se expressarem e serem ouvidas, você as conecta ainda mais com sua marca.

Para isso, é importante adotar um tom conversacional em seus conteúdos, como se estivesse falando diretamente com seus leitores ou seguidores. Além disso, responda comentários e mensagens, reduza publicações de usuários e republique postagens dos seus seguidores – o conteúdo gerado pelo usuário tem um valor cada vez maior no marketing digital.

De acordo com uma pesquisa do Sprout Social, curtir ou responder a um usuário é a principal forma de conectar marcas e consumidores nas redes sociais. Como você pode ver, não é nada complexo. As pessoas só querem se sentir valorizadas!

Produzir conteúdo humanizado não é algo misterioso. Basta adotar algumas práticas para despertar a essência das pessoas envolvidas na produção e consumo do conteúdo. A humanidade da sua marca pessoal está justamente na capacidade de se relacionar com todos os seres humanos ao seu redor.

Se você quer descobrir como criar um conteúdo humanizado e que converte seus seguidores em clientes, participe do Programa de Aceleração. Clique aqui para falar com a equipe.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo! Para mais insights e discussões interessantes sobre este tema, não deixe de conferir nosso podcast e canal no YouTube “Psicologia na Prática“. Lá, exploramos uma variedade de tópicos para ajudar você a aplicar a psicologia no dia a dia de maneiras práticas e acessíveis.

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