Empreendedorismo na Psicologia

O Empreendedorismo talvez seja uma das habilidades mais importantes para psicólogas, já que a maioria deseja seguir carreira na clínica particular. No entanto, essa é mais uma da série de coisas que não aprendemos na faculdade.

Antes de tudo, vamos entender o que significa empreendedorismo.

Empreender é a habilidade de inovar e a busca por soluções criativas e lucrativas. É pensar em possibilidades de ajudar as pessoas a solucionar problemas.

Você precisa entender que empreender não é coisa apenas de profissionais autônomos, mas é uma postura diante da vida. Há muitas psis que ainda não empreendem no sentido tradicional da palavra, mas possuem algumas características essenciais de empreendedoras.

E é sobre isso que eu quero falar com você hoje.

Segurança x Empreendedorismo?

Se você teve uma história parecida com a minha, com pais mais conservadores em questões de trabalho, que prezam por um emprego estável e por segurança financeira talvez você pense que não consegue empreender na carreira clínica.

Possivelmente, você tem medo de se arriscar nesse formato de trabalho e acredita que deve ser muito difícil se manter sem um salário fixo – acertei?

O que eu quero te dizer aqui é que ninguém nasce empreendedora, mas certamente, você pode se desenvolver para se tornar uma.

Eu mesma nunca imaginei que estaria fazendo o que faço hoje, ajudando tantas pessoas e tendo vários serviços dentro da Psicologia. Por isso, separei alguns passos para você começar a colocar em prática e iniciar sua jornada de desenvolvimento

1. Caminhe com as pessoas certas

Esse ponto parece simples, mas é muito importante. É importante que você busque estar próxima de pessoas com a mentalidade que você quer desenvolver. Como psis, sabemos que o meio modula muito de quem somos, certo? Por isso, é importante você estar exposta a uma realidade diferente.

Eu tive na minha história, pessoas que me ajudaram a expandir minha visão sobre as possibilidades dentro da Psicologia. Quando eu trabalhava no RH, pude conviver diariamente com duas psicólogas que eram inspirações para mim – psis empreendedoras, cheias de ideias, que queriam fazer a diferença com o conhecimento que tinham e que ganhavam dinheiro com isso (sem medo). 

Talvez você não tenha pessoas perto de você hoje que te inspirem dessa forma. Mas através das redes sociais, por exemplo, você tem a possibilidade de se conectar com as pessoas que querem crescer assim como você. Acompanhe e siga quem e te encoraja a sair da zona de conforto.

2. Tenha coragem

É necessário muita coragem para empreender. Porque empreender é investir em um projeto que você não sabe se vai dar certo e quando vai dar certo. Exige que você dê tudo de si e esteja disposta a aprender novas habilidades, disposta a se expor e errar, cair e levantar, ter visão de longo prazo e não desistir. 

Durante esses anos sendo psicóloga, nem sempre eu acertei ou atingi os resultados que eu esperava. E aí foi preciso assumir a responsabilidade, analisar o que poderia ser diferente e tentar de novo e de novo.

E foi entre erros e acertos que eu construí a minha carreira mesmo com pouco tempo de formada. Todos os dias é uma tensão de riscos e resultados, mas que faz valer a pena, principalmente porque hoje eu posso desfrutar e me dedicar a essa temporada tão incrível que é a maternidade. 

3. Seja resiliente

Empreender na Psicologia é um desafio. Empreender na Psicologia e no digital é um desafio maior ainda, porque acabamos lidando com o julgamento das pessoas de uma forma mais direta.

Por isso, ser resiliente é uma das principais características de quem quer empreender, para aceitar e tratar as crises que vão nos acompanhando na jornada profissional.

4. Escolha mentores

Aprender com quem já andou pelo caminho que você quer alcançar, é chegar ao sucesso mais rápido, acredite. Empreender normalmente é mais solitário, mas ter com quem compartilhar os processos e solicitar ajuda para alguém mais experiente para tomada de decisões é fundamental se você quer crescer cada vez mais na Psicologia.

Se você está em busca de ter esse acompanhamento, aqui no Psi do Futuro temos alguns serviços de mentoria, cada um deles, pensado para o momento da carreira que você está. Para falar com um dos nossos consultores, clica aqui.

Se você já tem esse perfil de sempre estar pensando que tipos de serviços você pode oferecer além do atendimento individual, e isso pulsa dentro de você, eu te convido a começar a se questionar, pois é provável que você seja uma empreendedora nata e apenas não tenha ainda se aberto para esse caminho.

Por fim, empreender na Psicologia é mais do que gerenciar a própria clínica, é uma forma de realização e de estar comprometida com os seus sonhos e objetivos. Entendendo que os erros são oportunidades para você crescer e que desistir não é uma opção.