Blog Psi do Futuro

5 estratégias fundamentais para conseguir pacientes

5 estratégias fundamentais para conseguir pacientes

O processo de captação de pacientes é um desafio para toda psicóloga recém formada.

Estratégias de como captar esses pacientes não é algo ensinado na faculdade e por isso as psicólogas saem da graduação muitas vezes inseguras optando por não seguirem a carreira clínica por não saberem o que fazer. 

Então, a primeira coisa que você precisa saber, é que você é sim a responsável por gerenciar a sua carreira se você quer seguir a clínica. E uma das etapas desse processo é justamente a captação de pacientes.

Quando eu ouvi sobre captar pacientes uns anos atrás, antes do digital ser tão presente e do acesso mais fácil à internet, eu vi profissionais com poucas alternativas. Alguns recebiam ajuda financeira da família para montar o consultório, outros utilizavam o método do cartãozinho nos estabelecimentos e iam tentando pelo boca a boca divulgar o seu trabalho.

Esses métodos, embora funcionais, são mais demorados.

Durante toda a minha graduação eu ouvia que para ser bem sucedida na clínica levaria anos, até uma década para ter uma carreira bem consolidada e com um salário satisfatório.

Eu sabia que eu não queria esperar 10 anos para ser bem sucedida na profissão que eu havia escolhido. Por isso vi no digital a melhor oportunidade para conquistar meus objetivos e realizar meus sonhos.

Por isso preparei esse artigo onde eu vou apresentar cinco estratégias para você aplicar e conseguir pacientes.

Investir em Marketing Digital

Tenha presença no mercado digital. Isso não significa apenas criar um perfil no Instagram, mas usar as redes sociais ao seu favor.

Com as redes sociais você potencializa o seu alcance, ultrapassando limites geográficos e sem muitas burocracias.

Como por exemplo o meu podcast exclusivo do Spotify, Psicologia na Prática, que hoje alcança milhões de pessoas de forma gratuita e com conteúdo de qualidade sobre saúde mental. 

Captar pacientes no digital não é simples, mas é menos complicado do que parece e mais rápido que outros métodos.

Investir em crescer nas redes sociais

Hoje não basta estar nas redes sociais, é necessário alcançar mais pessoas, pois quanto mais pessoas te conhecem, mais possibilidade de pacientes você tem. 

Então quando você tiver um perfil de Instagram, por exemplo, bem estruturado e com constância, está na hora de investir em tráfego pago e anúncios para que o seu conteúdo chegue para outros usuários com potencial de se tornarem clientes dos seus serviços.

Comunicar sua disponibilidade de atendimento

Antes de tudo, se abra para o atendimento online caso você não tenha pensado nisso. Essa opção de atender pessoas fora da sua região geográfica faz toda a diferença e abre um leque de oportunidades para você.

Além disso, você precisa comunicar que tem horários disponíveis, afinal, ninguém tem bola de cristal, né? 

Você pode uma vez na semana reforçar os benefícios da terapia, compartilhar depoimentos de pacientes e divulgar que tem horários disponíveis.

Networking com outros profissionais

Muitos transtornos mentais apresentam tratamento multifatorial. Por isso, busque criar parcerias com psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde e até da educação.

Se abra para criar relacionamentos através das redes sociais com profissionais que você admira, convidando para lives com temas em comum, estabelecendo relações de parceria para que eles indiquem seus serviços.

Ofereça seus serviços para instituições

Ainda sobre parcerias, você pode oferecer seus serviços, mesmo que de forma gratuita, para empresas, escolas, centros educacionais e de reabilitação, por exemplo.

Já pensou em oferecer uma palestra sobre prevenção da depressão em empresas de grande porte? Já pensou em falar com adolescentes do ensino médio sobre carreira? Ou abordar sobre inteligência emocional para jovens empreendedores? 

São muitas as possibilidades de usar todo o seu conhecimento para ajudar as pessoas e construir sua autoridade como psicóloga.

Tudo isso tem a ver com a sua mentalidade de empreender na Psicologia, olhando além da psicoterapia, buscando soluções para ajudar mais pessoas e ser realizada na sua profissão.

Agora que você já conhece essas 5 estratégias, monte um plano de ação para sua carreira.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo! Para mais insights e discussões interessantes sobre este tema, não deixe de conferir nosso podcast e canal no YouTube “Psicologia na Prática“. Lá, exploramos uma variedade de tópicos para ajudar você a aplicar a psicologia no dia a dia de maneiras práticas e acessíveis.

Não se esqueça também de seguir Alana Anijar no Instagram para atualizações diárias, dicas e muito mais conteúdo exclusivo sobre psicologia. E se você está procurando aprofundar ainda mais seus conhecimentos, nosso livro “Psicologia na Prática” está disponível na Amazon. É um recurso valioso para todos que desejam entender melhor a psicologia e utilizá-la de forma eficaz em suas vidas.

Conecte-se com a gente e faça parte da nossa comunidade!

Ouça nosso podcastPsicologia na Prática
Assista no YouTubePsicologia na Prática
Siga no Instagram@AlanaAnijar
Leia nosso livroPsicologia na Prática na Amazon

Venha aprender e crescer conosco!

Compartilhe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Psi do Futuro

Psi do Futuro

Mais postagens

Frustracao
Abordagens Terapêuticas

Frustracao: Como lidar com sentimentos negativos

Descubra estratégias eficazes para lidar com a frustracao e outros sentimentos negativos. Aprenda a superar desafios emocionais e melhorar seu bem-estar mental.

Distimia
Abordagens Terapêuticas

Distimia: Sintomas, Causas e Tratamento

Descubra o que é Distimia, seus sintomas, causas e opções de tratamento. Entenda como esse transtorno afeta o humor e a qualidade de vida, e saiba quando buscar ajuda.

Como saber se estou com depressão?
Abordagens Terapêuticas

Como saber se estou com depressão? Sinais e ajuda

Descubra os sinais da depressão e saiba como buscar ajuda. Aprenda a identificar sintomas e entenda quando procurar apoio profissional. Como saber se estou com depressão?