O processo de captação de pacientes é um desafio para toda psicóloga recém formada.
Estratégias de como captar esses pacientes não é algo ensinado na faculdade e por isso as psicólogas saem da graduação muitas vezes inseguras optando por não seguirem a carreira clínica por não saberem o que fazer.
Então, a primeira coisa que você precisa saber, é que você é sim a responsável por gerenciar a sua carreira se você quer seguir a clínica. E uma das etapas desse processo é justamente a captação de pacientes.
Quando eu ouvi sobre captar pacientes uns anos atrás, antes do digital ser tão presente e do acesso mais fácil à internet, eu vi profissionais com poucas alternativas. Alguns recebiam ajuda financeira da família para montar o consultório, outros utilizavam o método do cartãozinho nos estabelecimentos e iam tentando pelo boca a boca divulgar o seu trabalho.
Esses métodos, embora funcionais, são mais demorados.
Durante toda a minha graduação eu ouvia que para ser bem sucedida na clínica levaria anos, até uma década para ter uma carreira bem consolidada e com um salário satisfatório.
Eu sabia que eu não queria esperar 10 anos para ser bem sucedida na profissão que eu havia escolhido. Por isso vi no digital a melhor oportunidade para conquistar meus objetivos e realizar meus sonhos.
Por isso preparei esse artigo onde eu vou apresentar cinco estratégias para você aplicar e conseguir pacientes.
Tenha presença no mercado digital. Isso não significa apenas criar um perfil no Instagram, mas usar as redes sociais ao seu favor.
Com as redes sociais você potencializa o seu alcance, ultrapassando limites geográficos e sem muitas burocracias.
Como por exemplo o meu podcast exclusivo do Spotify, Psicologia na Prática, que hoje alcança milhões de pessoas de forma gratuita e com conteúdo de qualidade sobre saúde mental.
Captar pacientes no digital não é simples, mas é menos complicado do que parece e mais rápido que outros métodos.
Hoje não basta estar nas redes sociais, é necessário alcançar mais pessoas, pois quanto mais pessoas te conhecem, mais possibilidade de pacientes você tem.
Então quando você tiver um perfil de Instagram, por exemplo, bem estruturado e com constância, está na hora de investir em tráfego pago e anúncios para que o seu conteúdo chegue para outros usuários com potencial de se tornarem clientes dos seus serviços.
Antes de tudo, se abra para o atendimento online caso você não tenha pensado nisso. Essa opção de atender pessoas fora da sua região geográfica faz toda a diferença e abre um leque de oportunidades para você.
Além disso, você precisa comunicar que tem horários disponíveis, afinal, ninguém tem bola de cristal, né?
Você pode uma vez na semana reforçar os benefícios da terapia, compartilhar depoimentos de pacientes e divulgar que tem horários disponíveis.
Muitos transtornos mentais apresentam tratamento multifatorial. Por isso, busque criar parcerias com psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde e até da educação.
Se abra para criar relacionamentos através das redes sociais com profissionais que você admira, convidando para lives com temas em comum, estabelecendo relações de parceria para que eles indiquem seus serviços.
Ainda sobre parcerias, você pode oferecer seus serviços, mesmo que de forma gratuita, para empresas, escolas, centros educacionais e de reabilitação, por exemplo.
Já pensou em oferecer uma palestra sobre prevenção da depressão em empresas de grande porte? Já pensou em falar com adolescentes do ensino médio sobre carreira? Ou abordar sobre inteligência emocional para jovens empreendedores?
São muitas as possibilidades de usar todo o seu conhecimento para ajudar as pessoas e construir sua autoridade como psicóloga.
Tudo isso tem a ver com a sua mentalidade de empreender na Psicologia, olhando além da psicoterapia, buscando soluções para ajudar mais pessoas e ser realizada na sua profissão.
Agora que você já conhece essas 5 estratégias, monte um plano de ação para sua carreira.
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