Quando estava no último ano da graduação, eu tinha um forte desejo de atender somente online. Naquela época, não haviam muitas psis que faziam isso, na verdade, eu não conhecia ninguém que atuasse apenas dessa forma e na universidade esse assunto não era fomentado, mas isso não me impediu! 

Comecei atendendo online e sublocando uma sala em um dia na semana, mas conforme o tempo foi passando, a demanda do online aumentou e me tornei uma psicóloga 100% online, exatamente como eu sonhava.

Com a pandemia, houve um “boom” do atendimento online, até mesmo psis que não se viam nessa modalidade, precisaram se adaptar e se reinventar. Sei que esse processo de mudança gera insegurança e medo do que vai acontecer! Talvez você estivesse atendendo alguns pacientes presencialmente e ficou com receio de oferecer o atendimento online. Talvez você tenha resistido ao atendimento virtual e se viu obrigada nesse momento a se abrir para isso.

Esse gráfico do Google Trends mostra o nível de interesse nas pesquisas feitas através do Google por “psicologia online” e “terapia online” nos últimos 12 meses. Em Janeiro deste ano as coisas começaram a esquentar e a quarentena intensificou e confirmou essa tendência.

Psi, vou te contar uma coisa: a psicoterapia online veio para ficar! E eu vou te contar 3 motivos pelos quais falo isso!

1 –  Conforto e flexibilidade

O tempo que se economiza no trajeto até o consultório já é uma grande vantagem para optar pelo online. Se você mora em cidades grandes assim como eu, sabe que as horas que perdemos no trânsito são grandes. Você fica enrijecido, se preocupando a hora que precisa chegar e sair do consultório para não pegar o horário de pico ou rodízio, isso é um grande incômodo e não podemos negar. 

Com a psicoterapia online, você pode fazer do conforto da sua casa, aumentando sua qualidade de vida, além dos pacientes que são mais tímidos se sentirem em um ambiente seguro e de sua confiança, possibilitando maior aderência para o processo psicoterápico.

2 –  Possibilidade de atender pessoas do mundo inteiro

Muitos brasileiros, que moram fora do país, às vezes encontram dificuldades para lidar com o clima, a língua, a distância da família e os problemas com a adaptação cultural. Tendo tantas barreiras para superar, eles acabam buscando psicólogos da mesma nacionalidade para fazer psicoterapia, pois se sentem mais confortáveis.

Para além de tudo isso, a psicoterapia no exterior tem um valor extremamente alto, chegando a ser inacessível para muitas pessoas, sendo este mais um motivo para a busca de psicólogos brasileiros.

3 – Menor custo comparado ao consultório presencial

Seus custos com o consultório virtual podem ser bem menores. Se colocarmos na ponta da caneta vamos ver que o consultório presencial possui mais gastos, começando pelo aluguel. No Brasil, é bem difícil encontrar salas e espaços com bons valores, além de todo o custo variável, que aumenta com o uso no dia a dia do consultório.

Atender online é uma experiência incrível, facilita a vida das pessoas e pode te possibilitar ajudar pessoas do mundo todo! E acredite, as pessoas estão precisando de ajuda nesse momento. Vamos lá?